NÃO EXISTE CABELO RUIM

Não existe cabelo ruim, essa história de cabelo ruim, vem de muitos anos atrás, onde diferenciavam brancos e negros, brancos com cabelo ''bom'' e negros com cabelo ''ruim'.

Essa associação de cabelo ruim a quem tem cabelos cacheado/crespo vem desde o apartheid, na África do Sul, onde se houvesse dúvidas sobre a raça de determinado indivíduo (oque é muito normal no Brasil, por causa da miscigenação), era realizado o teste do lápis. Este teste era realizado para definir se uma pessoa era branca ou negra, então um lápis era enfiado no meio dos seus cabelos. Se o lápis escorregasse e caísse, a pessoa era branca. Se ficasse preso, era negra. 

O termo cabelo ruim, se enraizou na cabeça e na vida de muitas pessoas, pode parecer uma coisa boba, porém muitas pessoas são reprimidas por terem o cabelo crespo/cacheado e além disso são influenciadas a acharem que seus cabelos realmente são ruins. Ao ponto não se aceitarem como são, por isso muitas pessoas passam a alisar os cabelos.



O termo cabelo ruim é mais uma das inúmeras palavras preconceituosas que são utilizadas contra negros ou pessoas que possuam características de negros, não necessariamente a tonalidade da pele, mais sim os traços físicos, como boca, nariz, cabelo etc. 

Infelizmente hoje em dia muitas pessoas ainda se utilizam desse termo ''cabelo '' quando querem citar sobre o cabelo crespo/cacheado, chega a ser ouvir as pessoas utilizando esse tipo de termo preconceituoso, que ofende e diminui a origem de quem possui cabelo crespo/cacheado.



Não aceite que digam que seu cabelo é ruim, pois ele não é. Certas coisas precisam entrar por um ouvido e sair pelo outro, valoriza suas características, suas origens e principalmente seu cabelo, que é seu cartão visita. Se aceite para que as pessoas possam te aceitar. Lute pelo que é certo e jamais deixe te menosprezarem pelo tom de pele, pelo tipo do cabelo ou algo que a sociedade ache que está fora dos tais padrões.


Seja um(a) representante das suas origens, liberte-se de todos os padrões e viva sua originalidade. Aceite sua raiz e sua ancestralidade.

CABELO RUIM NÃO EXISTE.





Espero que gostem do post e até o próximo. 

Os céus declaram a glória de Deus;
o firmamento proclama a obra das suas mãos. 
Salmos 19:1

Comentários

  1. Eii!! Não sabia sobre esse teste do lápis. Mas realmente durante muito tempo fomos ensinadas a achar que nosso cabelo por ser crespo/cacheado era ruim. Eu mesma não gostava de forma nenhuma do meu cabelo assim e vivia alisando para me sentir melhor. Mas graças a Deus hoje já tenho outras perspectivas e aceitei meus cachos com mto amor. E sinto que deveria ter feto isso muito antes!! Temos que nos aceitar e nos amar mesmo!! Amei o post.

    Quero Detalhes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb passei por isso! Concordo com vc, temos que nos amar e aceitar, afinal é apenas cabelo!

      Excluir
  2. Tenho 54 anos, passei metade da minha vida ouvindo que cabelos crespos são complicados pra cuidar, alisei, relaxei meus cabelos durante muitos anos...à dois anos decidi passar pela transição capilar, no começo olhava no espelho e não me recolhecia. Foi um processo difícil, mas hj adoro o que eu vejo no espelho, adoro meus cachos, me sinto forte e empoderada...afinal é apenas cabelo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICA PLOPPING PARA CABELOS CACHEADOS

Dia do Amigo